fbpx

Artigos

SOBERANA-01, a vacina cubana contra o COVID-19, por Maria Haro Sly

Bill Clinton afirmou que o famoso ganhador do prêmio Nobel Gabriel García Márquez atuou como mediador nas relações entre Cuba e EUA na década de 1990. Segundo Clinton, García Márquez lhe disse: Fidel Castro deseja que você prometa duas coisas. Se o embargo for retirado, ninguém pressionará Cuba para não manter os sistemas gratuitos de educação e saúde (…). Estava…

Leia mais

América Latina e a defesa de Julian Assange, por Maria Jose Haro Sly

Em 2010, Julian Assange expôs ao mundo documentos confidenciais que mostravam a espionagem pelos EUA de vários governos ao redor do mundo, do Brasil à Alemanha, no WikiLeaks. O que não surpreendeu os países da América Latina, região que sofre com a intervenção dos Estados Unidos desde a Doutrina Monroe. Os documentos revelados por Assange dão suporte as críticas a…

Leia mais

O aprofundamento das relações entre China e Rússia: evidências e limites, por Matheus Bianco

Hoje, os fundamentos que ancoraram a ordem hegemônica estadunidense parecem estar, senão enfraquecidos, ao menos em transformação. Alguns autores contemporâneos, como o historiador escocês Niall Ferguson e o jornalista brasileiro Pepe Escobar[1]alertam para a existência de uma Guerra Fria 2.0, travada entre Estados Unidos de um lado e uma aliança entre China e Rússia, de outro. Mas, qual o caráter do aprofundamento…

Leia mais

Petróleo, guerra e corrupção: para entender Curitiba, por José Luis Fiori e William Nozaki

Os norte-americanos costumam festejar as duas grandes gerações que marcaram sua história de forma definitiva: a geração dos seus founding fathers, responsável pela criação do seu sistema político, na segunda metade do século XVIII. E a geração dos seus robber barons, responsável pela criação do seu capitalismo monopolista, na segunda metade do século XIX. Dentro da geração dos “barões ladrões”, destaca-se a…

Leia mais

Conspiração e corrupção: uma hipótese muito provável, por José Luis Fiori e William Nozaki

É comum falar de “teoria da conspiração”, toda vez que alguém revela ou denuncia práticas ou articulações políticas “irregulares”, ocultas do grande público e que só são conhecidas pelos insiders, ou pelas pessoas mais bem informadas. E quase sempre que se usa essa expressão é com o objetivo de desqualificar a denúncia que foi feita ou a própria pessoa que tornou público…

Leia mais

As tensões entre China e Índia: disputas territoriais e rivalidade histórica, por Gabriela Chagas

No mês de junho de 2020, China e Índia entraram em confronto na Linha de Controle Real (LAC na sigla em inglês), que fica em Ladahk, região que tem sido alvo de disputas territoriais sino-indianas há quase 60 anos. As relações sino-indianas são marcadas por ocasionais períodos de tensão bilateral, sobretudo à respeito das disputas fronteiriças por territórios inóspitos. Atualmente existem…

Leia mais

A competição sino-estadunidense e o leilão do 5G no Brasil: saia justa? Por Carlos Renato Ungaretti

A competição estratégica entre Estados Unidos e China têm na disputa pelo mercado mundial da banda de comunicação 5G uma de suas facetas mais evidentes. A guerra comercial e sua centralidade em torno do 5G retrata um nível mais profundo das disputas entre as duas maiores economias do mundo: a do controle sobre a infraestrutura global de telecomunicações e a…

Leia mais

A assertividade da Rússia no sistema internacional, por Matheus Bianco

No dia 03 de abril de 2019, o norueguês Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, em discurso no Congresso norte-americano, alertou o perigo da presença de uma Rússia mais assertiva no sistema internacional. Segundo o secretário, o Governo Putin investe cada vez mais no fortalecimento de seu poderio militar, representando uma ameaça aos Estados Soberanos no globo. Não pretende-se neste texto…

Leia mais