fbpx

Artigos

Meia volta, e volver para o quartel, entrevista com José Luis Fiori

Além da nota intimidatória contra o presidente da CPI da Covid, em reação às revelações sobre militares envolvidos no esquema de corrupção das vacinas, o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior, afirmou ao jornal O Globo que o texto era apenas um “alerta” e que as Forças Armadas não irão enviar “50 notas para ele (Omar Aziz).…

Leia mais

Estados Unidos e Cuba, por José Luis Fiori

 Foi logo depois da conquista da Flórida, em 1819. Os Estados Unidos só tinham 40 anos de idade, e seu território não ia além do Rio Mississipi.  James Monroe era o presidente dos Estados Unidos, mas foi seu Secretário de Estado, John Quincy Adams, quem falou, pela primeira vez, da atração norte-americana por Cuba. Quando disse, numa reunião ministerial do…

Leia mais

Sete potências e um destino: conviver com o sucesso da civilização chinesa, por José Luis Fiori

China permanece sendo uma “civilização” que finge ser um Estado-nação […] e que nunca produziu temática religiosa de espécie alguma, no sentido ocidental. Os chineses jamais geraram um mito da criação cósmica e seu universo foi criado pelos próprios chineses. Kissinger, H. Sobre a China. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2011, p. 28. O espetáculo foi montado de forma meticulosa,…

Leia mais

Qual o Plano Biden para a batalha Estados Unidos versus China? Por Andrés Ferrari e André Moreira Cunha

Não é a China que produz o retrocesso dos EUA, mas a opção desse último pelo neoliberalismo. Por isso, Biden pretende ordenar a frente interna. Há alertas de que a democracia em seu país está em perigo. Acredita que quando os EUA abandonam seus valores democráticos, perdem sua legitimidade como uma potência mundial. Mesmo que não seja assim, o maior…

Leia mais

Quando se trata da China, Biden parece “outra pessoa”, por Andrés Ferrari

Em setembro do ano passado, Andrew Bacevich questionou, no Foreign Affairs, por que Joe Biden encerrou o discurso, no qual concordou em ser o candidato democrata nas eleições presidenciais, pedindo que “Deus proteja nossas tropas”. Em sua exposição, Bacevich observa que em nenhum momento Biden deu uma explicação ou esclareceu por que as tropas dos EUA precisavam da proteção de…

Leia mais

Bilionários do mundo incomodados com essa coisa chamada sociedade, por Andrés Ferrari

As grandes corporações que pagam pouco ou nada de impostos – refletindo uma visão individualista que ignora o empobrecimento da sociedade na qual enriquecem – serão afetadas pelo aumento de impostos proposto por Biden. “O empresário só é tolerável na medida em que se possa argumentar que seus ganhos guardam alguma relação com o fato de que, aproximadamente e em…

Leia mais

França – um som de botas no ar, por Elizabeth Carvalho

Um som de botas sobre os paralelepípedos de Paris está despertando velhos fantasmas adormecidos na sólida República da França. Ele ecoa pelo Palácio do Eliseu desde 21 de abril, quando se completaram 60 anos do golpe derrotado contra o General De Gaulle, organizado por um grupo de militares inconformados com a independência da Argélia, a ex-colônia mais importante do império francês,…

Leia mais

Biden e a Rebelião das Elites, por André Moreira Cunha e Andrés Ferrari

“… não existe essa coisa de sociedade. Há indivíduos, homens, mulheres e famílias. E nenhum governo pode fazer alguma coisa que não seja através das pessoas, mas estas precisam cuidar de si em primeiro lugar.” – Margaret Thatcher, Women’s Own Magazine, 03/10/ 1987. “As elites meritocráticas têm dificuldades em vislumbrar a existência de uma comunidade …” – Christopher Lasch, The Revolt of…

Leia mais

Veto americano ao gasoduto do báltico: imperativo geopolítico e concorrência capitalista, por José Luis Fiori

Segundo Halford Mackinder, “quem controla o ‘coração do mundo’ comanda a ‘ilha do mundo’, e quem controla a ‘ilha do mundo’ comanda o mundo”. A ‘ilha do mundo’ seria o continente eurasiano, e seu coração estaria situado – mais ou menos – entre o mar Báltico e o Mar Negro, e entre Berlim e Moscou. J. L. Fiori. A geopolítica…

Leia mais

Estados Unidos: o exemplo de poder ou o poder do exemplo? Por Andrés Ferrari Haines e Guilherme Ziebell

“O século XXI será o século dos EUA porque lideramos não só pelo nosso poder exemplar, mas também pelo poder do nosso exemplo”, declarou o atual presidente dos Estados Unidos, em 2016, perante uma multidão, na Convenção do Partido Democrata. Expressando, assim, apoio à candidata Hillary Clinton contra o republicano Donald Trump, que “não tem ideia do que torna os…

Leia mais

O Plano Biden e os limites do capitalismo desregulado, por André Moreira Cunha e Andrés Ferrari

“… the idea of a self-adjusting market implied a stark utopia. Such an institution could not exist for any length of time without annihilating the human and natural substance of society; it would have physically destroyed man and transformed his surroundings into a wilderness.” ― Karl Polanyi, The Great Transformation: The Political and Economic Origins of Our Time There is no…

Leia mais

Voltar! Quatro anos de Trump não são nada, por Andrés Ferrari

A recente rusga entre Biden e Putin revela que pouca coisa mudará de forma substancial nos Estados Unidos. Não porque a acusação de intervenção russa nas eleições americanas seja ou não verdadeira – algo difícil de saber –, mas porque mostra que o novo presidente dos Estados Unidos se comporta como seus antecessores. A experiência gerada pelo governo de Donald…

Leia mais

A derrapada europeia, por Elizabeth Carvalho

O caminho da salvação parecia estar pavimentado em 21 de dezembro passado, quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, celebrou a liberação da germano-americana Pfizer/BioNtech para começar a imunização dos europeus. Em uma semana, mantendo o espírito de “unidade” numa só “frente de combate”, os 27 países da União Europeia começariam enfim a vacinar seus habitantes. Bruxelas…

Leia mais