fbpx

Artigos

França – um som de botas no ar, por Elizabeth Carvalho

Um som de botas sobre os paralelepípedos de Paris está despertando velhos fantasmas adormecidos na sólida República da França. Ele ecoa pelo Palácio do Eliseu desde 21 de abril, quando se completaram 60 anos do golpe derrotado contra o General De Gaulle, organizado por um grupo de militares inconformados com a independência da Argélia, a ex-colônia mais importante do império francês,…

Leia mais

Biden e a Rebelião das Elites, por André Moreira Cunha e Andrés Ferrari

“… não existe essa coisa de sociedade. Há indivíduos, homens, mulheres e famílias. E nenhum governo pode fazer alguma coisa que não seja através das pessoas, mas estas precisam cuidar de si em primeiro lugar.” – Margaret Thatcher, Women’s Own Magazine, 03/10/ 1987. “As elites meritocráticas têm dificuldades em vislumbrar a existência de uma comunidade …” – Christopher Lasch, The Revolt of…

Leia mais

Veto americano ao gasoduto do báltico: imperativo geopolítico e concorrência capitalista, por José Luis Fiori

Segundo Halford Mackinder, “quem controla o ‘coração do mundo’ comanda a ‘ilha do mundo’, e quem controla a ‘ilha do mundo’ comanda o mundo”. A ‘ilha do mundo’ seria o continente eurasiano, e seu coração estaria situado – mais ou menos – entre o mar Báltico e o Mar Negro, e entre Berlim e Moscou. J. L. Fiori. A geopolítica…

Leia mais

Estados Unidos: o exemplo de poder ou o poder do exemplo? Por Andrés Ferrari Haines e Guilherme Ziebell

“O século XXI será o século dos EUA porque lideramos não só pelo nosso poder exemplar, mas também pelo poder do nosso exemplo”, declarou o atual presidente dos Estados Unidos, em 2016, perante uma multidão, na Convenção do Partido Democrata. Expressando, assim, apoio à candidata Hillary Clinton contra o republicano Donald Trump, que “não tem ideia do que torna os…

Leia mais

O Plano Biden e os limites do capitalismo desregulado, por André Moreira Cunha e Andrés Ferrari

“… the idea of a self-adjusting market implied a stark utopia. Such an institution could not exist for any length of time without annihilating the human and natural substance of society; it would have physically destroyed man and transformed his surroundings into a wilderness.” ― Karl Polanyi, The Great Transformation: The Political and Economic Origins of Our Time There is no…

Leia mais

Voltar! Quatro anos de Trump não são nada, por Andrés Ferrari

A recente rusga entre Biden e Putin revela que pouca coisa mudará de forma substancial nos Estados Unidos. Não porque a acusação de intervenção russa nas eleições americanas seja ou não verdadeira – algo difícil de saber –, mas porque mostra que o novo presidente dos Estados Unidos se comporta como seus antecessores. A experiência gerada pelo governo de Donald…

Leia mais

A derrapada europeia, por Elizabeth Carvalho

O caminho da salvação parecia estar pavimentado em 21 de dezembro passado, quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, celebrou a liberação da germano-americana Pfizer/BioNtech para começar a imunização dos europeus. Em uma semana, mantendo o espírito de “unidade” numa só “frente de combate”, os 27 países da União Europeia começariam enfim a vacinar seus habitantes. Bruxelas…

Leia mais

O fim do capitão ficou mais próximo, entrevista com José Luis Fiori

O que significam as mudanças ministeriais do governo Bolsonaro? Uma grande derrota do senhor Bolsonaro, seguida de um erro de cálculo clamoroso e passo em falso. O pano de fundo dessas mudanças é conhecido, e quase não precisa ser relembrado: a soma da catástrofe sanitária com o descalabro econômico, o isolamento internacional e a desintegração moral da sociedade brasileira. Mas,…

Leia mais

Lições da China em política científica e tecnológica, por Maria Haro Sly e Santiago Liaudat

Será que essa concepção de desenvolvimento chinês de “incluir o povo” pode oferecer um canal menos desigual de desenvolvimento internacional? Poderemos extrair lições do modelo chinês aplicável, com as mediações necessárias, à nossa realidade latino-americana? Funções modernas da ciência e tecnologia Entre os séculos XV e XIX, com a expansão global da modernidade e do capitalismo centrado na Europa, difundiu-se…

Leia mais