fbpx

Artigos

Bioética, Saúde Global e Poder, por Reinaldo Guimarães

Preciso ser franco: o mundo está à beira de um fracasso moralcatastrófico – e o preço desse fracasso será pago com vidase meios de subsistência nos países mais pobres do mundo.Tedros A. GhebreyesusDiretor Geral da OMS1 A esta altura, já está mais do que claro que a pandemia chamada Covid-19, sua compreensão e seu enfrentamento, vão muito além da interação…

Leia mais

A confissão do general, o governo dos militares, e a derrota do chanceler, por José Luis Fiori

“Aliás, não existe caso mais exemplar do fracasso desta crença na superioridade do juízo militar do que  passou com o próprio ex-Comandante em Chefe do Exército que autoconvencido de sua “genialidade estratégica” e de sua grande “sabedoria moral”, decidiu avalizar em nome das FFAA, e tutelar pessoalmente a operação que levou à presidência do país um psicopata agressivo….” J.L.Fiori, “Sob…

Leia mais

A eleição no Equador e a integração latino-americana, por Felix Pablo Friggeri

As eleições no Equador, marcadas para 7 de fevereiro de 2021, podem constituir uma contribuição para fortalecer a virada regional para a retomada dos rumos populares da política regional e, também, dos processos de integração latino-americana-caribenha. Os esforços em ambas as direções foram prejudicados nos últimos anos por um número significativo de governos de direita em nosso subcontinente, com o…

Leia mais

Restaurar o Estado é preciso, por Maria da Conceição Tavares

Vivemos sob a penumbra da mais grave crise da história do Brasil, uma crise econômica, social e política. Enfrentamos um cenário que vai além da democracia interrompida. A meu ver, trata-se de uma democracia subtraída pela simbiose de interesses de uma classe política degradada e de uma elite egocêntrica, sem qualquer compromisso com um projeto de reconstrução nacional – o…

Leia mais

Desinformação, politização e lobby: receita para um desastre, por Reinaldo Guimarães

A desinformação existente em relação à situação brasileira quanto às vacinas e à campanha nacional de vacinação contra a COVID é muito grande. O presidente da república desinforma, desinforma o governador de São Paulo, desinforma o Ministério da Saúde e, não menos importante, desinforma também boa parte da imprensa. Neste último caso, a desinformação objetiva criticar governantes, no que há…

Leia mais

Sob os escombros, as digitais de um responsável*, por José Luis Fiori

Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do país e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais? Gal Eduardo Villa Boas, in Animus, Consultor Jurídico 11/11/2018, www.conjur.com.br declaração[1] ———————————— A soma dos fatos e dos números não deixa lugar a dúvidas que a resposta…

Leia mais

Economia de Circulação Dual chinesa: elementos para a sua interpretação, por Alberto Nogueira

Introdução O quadro econômico atual tem se mostrado de complexa transição, haja vista a ocorrência de diversos marcos de esgotamento dos processos amadurecidos até a virada do século. A crise do mercado subprime americano de 2007-8 trouxe o que os economistas têm chamado Grande Recessão e agora tem no protecionismo sua face mais atual. A introdução e a crescente difusão…

Leia mais

Cenários Geopolíticos para 2021, por Diego Angelino

O ano de 2020 foi marcado pelos efeitos, múltiplos e profundos, da Pandemia COVID19. Em termos geoeconômicos, por exemplo, a pandemia representou uma crise de dimensões planetárias com efeitos derivados das medidas tomadas para controlar o contágio, como o fechamento de economias e o rompimento de grandes cadeias produtivas. Em termos geopolíticos, a securitização da agenda da saúde e o…

Leia mais

Chile em busca de uma nova constituição: o peso da inércia liberal, por Carlos García Torres

1. Uma história autoritária No início do século XIX, os países hispano-americanos receberam notícias sérias da Península Ibérica. A monarquia estava vacante e um governante estrangeiro, imposto por Napoleão, mantinha os últimos patriotas encurralados em Cádis. Esses defensores de Fernando VII, porém, também nutriam ideias de liberdade e buscavam uma constituição que limitasse os poderes do rei por meio de…

Leia mais

A desinformação e o negacionismo como políticas de Estado, por Leilah Santiago Bufrem

Diariamente somos bombardeados por informações falsas, dificilmente verificáveis, aparentemente “criadas em laboratórios” e transmitidas oralmente ou pelas redes sociais. Em formato de notícias ou boatos, são reiteradas a fim de simularem realidades, circulando entre um público-alvo amplo ou restrito, focado em função dos objetivos de seus propagadores. Suas implicações ou consequências são imprevisíveis, resultantes de um discurso produzido culturalmente, alimentado…

Leia mais

Reforma administrativa ou fim do pacto de 1988? por Liana Carleial

A importância e responsabilidade de aprovação de uma PEC decorre exatamente do seu objetivo:  substituir determinações constitucionais.E neste caso, da nossa Constituição Cidadã de 1988- CF88que definiu um marco civilizatório para os brasileiros, um Estado diretivo, a obrigação do planejamento descentralizado e participativo e a obrigatoriedade de responsabilização indelegável do Estado no atendimento de suas populações. A bem da verdade,…

Leia mais