fbpx

Artigos

Com a sua ajuda, vamos continuar indo a fundo na realidade política e social global

O sítio eletrônico América Latina nasceu com a proposta de apresentar uma visão questionadora da realidade política, econômica e social internacional, como contraponto aos poderes dominantes e seu aparato de comunicação. Política, Economia e Relações Internacionais são abordados sempre em perspectiva crítica e independente, com análises acerca dos mais diversos temas. São publicados inclusive autores estrangeiros, com textos inéditos em…

Leia mais

Isso que é a América… Trump ou Biden? Por Andrés Ferrari Haines e Matheus Ibelli Bianco

“Isso é a América: uma diversidade brilhante…Que se estende como estrelas, como milhares de pontos luminosos,Em um céu amplo e pacífico”(George W. Bush) Se a eleição de Donald Trump para presidência dos EUA representa uma ruptura ou continuidade a sociedade ainda não sabe. Segundo o professor da Universidade de Yale Greg Grandin em seu livro que saiu o ano passado,…

Leia mais

2020, COVID-19, um tsunami nos países avançados, por Pierre Salama

Um novo período começa, incerto. Uma ruptura, que lembra a de maio de 1968. Uma ruptura que ocorreu, ainda que em junho desse mesmo ano a esmagadora “vitória” eleitoral daqueles que tinham medo de tal ruptura parecesse dizer o contrário. O espírito de maio continua vivo até hoje, a tal ponto que um Presidente da República Francesa, Sarkozy, julgou ser…

Leia mais

Surpresa e complexidade: armadilhas no enfrentamento da covid-19, por Reinaldo Guimarães

Não restam mais dúvidas de que o projeto de Bolsonaro pretende uma profunda reforma das instituições políticas, artísticas, científicas e acadêmicas no Brasil. Mais genericamente, ele pretende dar uma cambalhota no já precário padrão cultural brasileiro, sempre ambíguo em relação a várias dimensões civilizatórias (gênero, raça, orientação sexual, etc.). Além disso, logrou chegar ao lugar que lhe permite operar essa…

Leia mais

História: o documento que lançou a ideia do SUS, por José Luis Fiori

Uma pequena nota de apresentação, 44 anos depois A reconstrução da história é uma tarefa muito difícil, porque os caminhos do passado não são simples nem são lineares, e muitas vezes envolvem lembranças e emoções pessoais. Como no caso da história da criação do Sistema Único de Saúde, o maior sistema público de assistência média universal do mundo. Ele foi…

Leia mais

A esquerda e o governo (II), por José Luis Fiori

Texto de fevereiro de 2020. Em toda a América Latina, foi só no Chile que houve governos de esquerda ou com participação de partidos de esquerda, na primeira metade do século XX. Em 1932, durante a efêmera República Socialista do Chile, proclamada pelo oficial da Força Aérea Marmaduke Grove. E depois, durante os governos da Frente Popular, que governou o…

Leia mais

O contrato de vassalagem e a cegueira estratégica dos militares, por José Luis Fiori

Na verdade, é a insegurança generalizada e crescente em que se debate, agoniada a humanidade de hoje, o ópio venenoso que cria e alimenta estas hórridas visões, capazes, entretanto, de se tornarem uma realidade monstruosa. Golbery do Couto e Silva, Conjuntura, Política Nacional, o Poder Executivo & Geopolítica do Brasil. Rio de Janeiro:José Olympio Editora, 2ª ed. 1981, p. 9.…

Leia mais

Os desafios da relação bilateral México-EUA, por Diego Angelino

No último dia primeiro de setembro, Andrés Manuel Lopez Obrador (AMLO) apresentou seu segundo relatório de governo como presidente do México. Nesse relatório, se destacou a expansão dos programas sociais e a luta conta a corrupção. Em matéria de política exterior, chama a atenção o fato de alguns temas parte da agenda global estarem ausentes ou serem tratados com como…

Leia mais

Equador: um barco em meio a tempestade, por Carlos García Torres

1. A tempestade no horizonte No final de fevereiro de 2020 a Ministra da Saúde do Equador, Catalina Andramuño, apareceu na televisão para anunciar que estavam sendo tomadas algumas medidas para evitar a entrada do vírus SARS-COV-2 no Equador. As medidas consistiam, simplesmente, em controlar a temperatura dos passageiros nos aeroportos internacionais do país. Em meados de março, ela compareceu…

Leia mais

Contradições na escolha de reitores, por Leilah Santiago Bufrem

Participantes de um jogo assimétrico, diante do processo de escolha de seus dirigentes, as universidades e instituições públicas federais de ensino superior no Brasil compõem atualmente um cenário de instabilidade e inconstância política e administrativa sob ameaça de redução da autonomia das universidades e da liberdade acadêmica. Até a década de 1980, reitores eram escolhidos a partir de uma lista…

Leia mais