fbpx

Conselho editorial

Andrés Ferrari Haines

Andrés Ferrari Haines é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Buenos Aires, Mestre em Economia pela Unicamp e Doutor em Economia pela UFRGS. professor Adjunto do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI-UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos dos BRICS (NEBRICS-UFRGS) e Poder Global e Geopolítica do Capitalismo (PEPI-UFRJ)

Angelo Segrillo

Angelo de Oliveira Segrillo é professor Livre Docente de História Contemporânea no Departamento de História da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos da Ásia do Departamento de História da USP. Graduou-se pela Southwest Missouri State University (EUA), cursou mestrado no Instituto Pushkin de Moscou (Rússia) e doutorado na Universidade Federal Fluminense.

Bruno Hendler

Bruno Hendler é professor adjunto e coordenador do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da pós-graduação em Relações Internacionais (UFSM). Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ (PEPI-UFRJ) (Área de Ciência Política/Relações Internacionais), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB, 2012). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEAP-UFSM) e pesquisador membro do grupo de pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (UFSC) e do grupo de pesquisa LabChina, vinculado ao PEPI-UFRJ.

Carlos García Torres

Carlos García Torres Ph.D. Coordenador da Cátedra UNESCO de Ética y Sociedad en la educacíon superior UTPL – Universidad Técnica Particular de Loja – Equador. Doutor em Saúde e Ciências Sociais (UNED) Espanha. Doutor em Jurisprudência pela Universidade Nacional de Loja - Equador. Mestre em Gênero, Equidade e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Técnica de Ambato - Equador. Bacharel em Direito pela Universidade Nacional de Loja - Equador. Licenciatura em Ciências Sociais, Políticas e Econômicas pela Universidade Nacional de Loja - Equador. Bolsista Fulbright na Universidade de Massachusetts, em Amherst (EUA).

Eliane Ceccon

Eliane Ceccon é graduada em Engenharia Florestal pela UFPR, Mestre em Ciências Florestais pela UFPR e Doutora em Ecologia pela Universidade Nacional Autônoma do México. Professora do Departamento de estudos socioambientais - Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Elisabeth Carvalho

Elisabeth Carvalho é jornalista da Globonews. Mestre em Economia Política Internacional pela UFRJ

Ernani Torres

Ernani Torres é Mestre em Economia pela UFRJ (1982) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional e Pesquisador do Grupo do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Superintendente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.

Feliciano de Sá Guimarães

Feliciano de Sá Guimarães é Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professor associado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e Visiting Fellow do Departamento de Ciência Política da Universidade de Yale (EUA).

José Carlos de Souza Braga

José Carlos de Souza Braga possui Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1973), Doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Pós-Doutorado pela University of California, Berkeley (1989) e Livre-Docência pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador e ex-Diretor Executivo do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas.

José Luis Fiori

José Luis Fiori é sociólogo formado pela Universidade do Chile. Mestre em Economia pela mesma universidade. Doutor em Ciência Política pela USP. Pós-Doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional (IE/UFRJ) e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (INEEP).

Liana Carleial

Liana Carleial é economista formada pela Universidade Federal do Ceará com Mestrado em Economia na mesma universidade. Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo. Professora titular em Economia da UFPR, professora convidada do Programa de Pós-graduação em Direito(PPGD/UFPR) e pesquisadora do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (NDCC) da mesma universidade; é também pesquisadora associada ao GIREPS- Groupe de recherche interuniversitaire et interdisciplinaire sur l’emploi, la pauvreté et la protectionsociale da Universidade de Montréal.

Luiz Felipe Osório

Luiz Felipe Osório é Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Maria Jose Haro Sly

Maria Jose Haro Sly é socióloga com graduação pela Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Estudos Contemporâneos da China pela Escola da Rota da Seda, da Renmin University of China. Doutoranda em Sociologia pela Universidade Jonhs Hopkins, EUA.

Pierre Salama

Pierre Salama, PhD em Economia pela Universidade de Paris - Sorbonne, é professor emérito da Universidade Paris XIII"

Reinaldo Guimarães

Reinaldo Guimarães é graduado em Medicina pela UFRJ, Mestre em Medicina Social pela UERJ e Doutor Honoris Causa pela UFBA. Professor do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ. Vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

Ricardo Zortea

Ricardo Zortea é bacharel em Ciências Sociais pela UFPR. Mestre e Doutor em Economia Política Internacional pela UFRJ com estágio doutoral na Universidade de Princeton, EUA. Professor do Programa de Pos-Graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosa Freire d'Aguiar

Rosa Freire d'Aguiar é jornalista, tradutora e escritora.

Wagner Sousa

Wagner Sousa é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez o Pós-Doutorado em Economia Política Internacional na UFRJ. Atualmente é Pós-Doutorando em Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista (Unesp). É Editor de América Latina.

William Nozaki

William Nozaki, diretor técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP), professor de economia e ciência política da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo (FESPSP), onde também coordena o curso de pós-graduação em Política e Relações Internacionais e a Cátedra Celso Furtado. Professor convidado da Faculdade Latino-Americana de Ciências Socias (FLACSO). É bacharel em ciências sociais (FFLCH/USP), mestre em desenvolvimento econômico (IE/Unicamp) e pesquisador do Programa de Economia Política Internacional (PEPI/UFRJ). Autor, dentre outros, do livro Bancos e finanças na formação do capitalismo brasileiro.

Williams Gonçalves

Williams Gonçalves é Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo-USP. Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, Professor do Curso de Doutorado em Relações Internacionais da Universidad Nacional de Rosario-UNR (Argentina), Professor Convidado do Instituto Coppead de Administração (MBA em Gestão Internacional) da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, e aposentado como Professor Associado da Universidade Federal Fluminense-UFF. É Pesquisador-CAPES.